Trabalho de Conclusão de Curso

A Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica em parceria com a Chefia do Departamento de Engenharia Elétrica estabeleceu um passo a passo para a realização das defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os procedimentos a seguir são obrigatórios por determinação da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) conforme Resolução CoG Nº 322, de 27 de abril de 2020.

Para operacionalização dos procedimentos de defesa de TCC, segue abaixo uma sequência de documentos que devem ser verificados, preenchidos e enviados pelos orientadores.

Futuramente estes procedimentos deverão ser aperfeiçoados por uma Comissão criada para esta finalidade para que os discentes e docentes sejam, então, comunicados. Por hora devem ser seguidos os seguintes passos:

Passo 1: Após a definição da constituição da banca e da data e horário de defesa, o orientador preenche o documento “A – Confirmação da defesa“ e envia (no formato .docx) para o e-mail: dpsomera@ufscar.br.

Passo 2: A Secretaria de Coordenação de Curso abre o processo no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e solicita, ao orientador, a assinatura do documento no sistema. Em seguida é enviado um e-mail ao aluno com as informações da defesa.

Passo 3: Após a realização da defesa, o orientador preenche e envia (no formato .docx) para o e-mail: dpsomera@ufscar.br os seguintes documentos:
B – Ata da defesa Pública (no formato .docx);
C – Folha de aprovação (no formato .docx);
D – Atestado para o orientador (no formato .docx);
E – Atestado para membro da banca (para cada um dos membros da banca no formato .docx).

Passo 4: A Secretaria de Curso irá incluir os documentos no processo e gerar um bloco de assinaturas no SEI para que o orientador e os membros da banca assinem a ata e a folha de aprovação.

Passo 5: O orientador solicita ao aluno o preenchimento do documento: “F – Autorização de depósito” (link externo) e, após o recebimento do documento assinado, o orientador o envia para o e-mail: dpsomera@ufscar.br.

Passo 6: A Secretaria de Curso irá solicitar a assinatura do Coordenador de Curso e enviará, por e-mail, os atestados de participação aos membros da banca e ao orientador.
Passo 7: De posse da Autorização de Depósito assinada e da versão final do TCC (em .pdf), o orientador irá realizar o depósito no repositório seguindo as instruções contidas em www.sibi.ufscar.br/news/boas-praticas-deposito-tcc-ri-ufscar (link externo).