UFSCar divulga lista da 1ª Chamada para ingresso na graduação presencial

Lista da Primeira Chamada já está disponível no Portal do Ingresso.

A UFSCar publicou a lista de convocados para requerimento virtual de matrícula em Primeira Chamada - Chamada Regular divulgada pelo SiSU/MEC no dia 31 de janeiro de 2024. A lista completa já está disponível no Portal do Ingresso da UFSCar.

O requerimento de matrícula para a Primeira Chamada deve ser feito entre 2 e 7 de fevereiro, através do link sistemas.ufscar.br/siga/candidato, de acordo com o passo a passo abaixo:

- Fazer o login pela autenticação da plataforma gov.br;
- Clicar no botão "Opções" do SiSU 2024;
- Verificar os dados de sua candidatura e preencher o formulário dentro do prazo (das 9h do dia 2/2 até as 23h59 do dia 7/2);
- Clicar em "Preencher Formulário de Requerimento de Matrícula";
- Após preenchê-lo, clicar em "Enviar Formulário"
- Confirmar.
- Salvar e guardar o protocolo de realização do requerimento de matrícula.

Todos os procedimentos para matrícula são feitos online. Os requerimentos devem ser feitos no sistema da UFSCar e exigem da pessoa o acesso ao e-mail cadastrado no momento das inscrições do Enem e do SiSU. Para facilitar o processo, somente estarão disponíveis na página de acesso do candidato os formulários correspondentes à sua modalidade. Sendo assim, é obrigatório o preenchimento de todos os formulários que aparecem na área do candidato, após o primeiro acesso. A não realização do requerimento de matrícula dentro do prazo previsto (de 2 a 7/2) resulta na exclusão da pessoa candidata do processo seletivo.

Pessoas candidatas dos grupos 1B, 2B, 3B e 4B (que exigem comprovação de renda), além do requerimento de matrícula, precisam preencher a avaliação socioeconômica, através do link ufscar.associal.com.br, das 9h do dia 2/2 até as 23h59 do dia 7/2. Acesse as orientações aqui.

Após o envio da documentação, será realizada a análise documental pelas comissões, com previsão de resultado no dia 23 de fevereiro. Além da Comissão Institucional de Verificação de Escolaridade (CIVE), que verifica a certificação de todas as pessoas candidatas, a documentação das vagas reservadas por lei será avaliada pelas bancas das comissões institucionais de verificação da autodeclaração étnico-racial (CVA), de aspectos biopsicossociais da Pessoa com Deficiência (CVDD), do pertencimento à comunidade remanescente de quilombo (CVQ) e de aspectos socioeconômicos (CIVASE).

O resultado da análise das comissões será publicado no Portal do Ingresso, o www.ingresso.ufscar.br. A pessoa candidata tem direito a um recurso caso a documentação seja indeferida. As datas de divulgação e os prazos para recursos em cada comissão de verificação estão disponíveis aqui.

Processo Seletivo 2024

A UFSCar está ofertando 2.917 vagas na primeira edição do SiSU/2024, distribuídas em 66 cursos presenciais de graduação nos campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Para concorrer às vagas, as pessoas candidatas precisam ter prestado o Enem/2023 e terem se inscrito no SiSU/24, no período de 22 a 25 de janeiro, quando puderam escolher duas opções de cursos.

Todos os procedimentos de matrícula, manifestações de interesse e confirmações para a Seleção para Ingresso na Graduação da UFSCar este ano serão feitos integralmente em formato remoto.

Outras informações podem ser obtidas por meio de contato com a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar, neste link, ou pelo e-mail da Coordenação de Ingresso na Graduação (CIG), o ingresso@ufscar.br.

Confira:

Lista com os convocados em Primeira Chamada - SiSU 2024
Orientações para a matrícula
Calendário de chamadas e resultados
Edital completo