UFSCar capacita professores para lidarem com tecnologias no ensino

UFSCar capacita professores para lidarem com tecnologias no ensino híbrido.

O período de ensino remoto provocado pela pandemia de Covid-19 impactou o setor educacional em todo o mundo de diversas maneiras, transformando a forma como os professores ensinam e os estudantes aprendem. O uso de recursos educacionais digitais, como plataformas de aprendizado online, vídeos, jogos e outros aplicativos, que tornam o aprendizado mais envolvente e interativo, abriram caminhos para melhorar a educação, porém também surgiram novos desafios, como o próprio desenvolvimento profissional dos educadores, que necessitam se aperfeiçoar para usar os recursos digitais de forma eficaz.

De acordo com os especialistas, saber usar as tecnologias em conjunto com estratégias de ensino que incentivem os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem à reflexão, tornam as aulas mais atraentes e interativas, aumentando, assim, o engajamento dos alunos. Para que os educadores possam se adaptar ao cenário atual, estão abertas as inscrições no Curso Online de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino Híbrido da UFSCar.

O curso aborda os principais recursos tecnológicos atuais e suas relações com a educação, no contexto do ensino híbrido. A grade visa preparar os profissionais para refletirem sobre novas metodologias de ensino e aplicarem os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de conteúdos para diferentes áreas de ensino. Dentre os conteúdos presentes na capacitação, estão diversas facetas construídas ao longo da história para interpretar a tecnologia e suas relações com o desenvolvimento social. Ainda são apresentadas aplicações de recursos digitais de comunicação e informação e como elas têm contribuído para modificar diferentes segmentos da sociedade.

Os profissionais serão capacitados para agregar elementos próprios da tecnologia no contexto educativo, seja empregando artefatos seja tomando como base os princípios norteadores do processo de concepção e desenvolvimento de tecnologias que têm por base a interdisciplinaridade e colaboração como elementos fundamentais. Neste sentido, o Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino Híbrido da UFSCar não apenas mostra modernos recursos tecnológicos, suas aplicações e perspectivas futuras, mas principalmente busca difundir o interesse por uma prática educativa inovadora.

As aulas começam no dia 4 de dezembro e o curso tem duração de três meses. Profissionais da área de educação podem participar. Os interessados devem se inscrever pela Plataforma Box UFSCar.