Programa de debates relembra histórias sobre a EdUFSCar, obras e autores

Episódio comemora os 30 anos da Editora da Universidade.

Em 2023, a Editora da UFSCar (EdUFSCar) completa 30 anos de existência. Para celebrar suas conquistas, crescimento e consolidação no mercado das editoras universitárias, o "Conexão Federal" traz uma conversa com pessoas essenciais em toda essa história.

O produto, em formato videocast, tem o objetivo de fomentar debates construtivos, por meio da disseminação de iniciativas relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão do ambiente universitário, e entender como elas se relacionam com a vida das pessoas.

Este episódio, apresentado por Adriana Arruda, jornalista do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar, conta com a participação de Oswaldo Truzzi, que foi Diretor da EdUFSCar entre 2000 e 2016, e de Wilson Alves-Bezerra, atual Diretor da Editora e docente no Departamento de Letras (DL) da Instituição.

Ao longo do bate-papo, os convidados relembram histórias de obras e autores e autoras, além de conquistas e prêmios conquistados pela Editora. Também mencionam os principais desafios, como, por exemplo, o surgimento dos livros digitais e as adaptações para os e-books.

Falam, ainda, sobre o futuro - e, dentro dessa perspectiva, a importância de tornar as obras da Editora acessíveis, de forma global, para todas as pessoas do mundo.

A série "Conexão Federal" tem periodicidade mensal, com publicação no YouTubeInstagram e outras redes sociais da UFSCar, e também no Portal da UFSCar e site do ICC. Além da íntegra de cada episódio, vários "cortes" são publicados no Instagram, para fomentar o engajamento do público com a temática selecionada.

A iniciativa é uma realização do ICC, com o apoio do Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE), vinculado à Fundação de Apoio Institucional (FAI-UFSCar).

Sugestões de temas para os próximos episódios do videocast podem ser feitas pelo e-mail culturacientifica@ufscar.br.

O episódio completo pode ser assistido aqui.