Programa de Assistência Estudantil está com inscrições abertas

PAE colabora com a promoção da equidade no ensino superior.

Estão abertas até o dia 16 de março as inscrições para o primeiro ciclo do processo de seleção para a formação de cadastro reserva para o ingresso no Programa de Assistência Estudantil da UFSCar. Este primeiro ciclo visa acolher as demandas de estudantes que já estão matriculados e matriculadas na UFSCar e das pessoas que estão ingressando na UFSCar pela primeira e segunda chamada do SiSU e por outras modalidades de ingresso também em 2024.

Para participar do processo, a pessoa precisa estar matriculada ou em processo de confirmação de matrícula; cursando ou em processo de início de sua primeira graduação em um dos cursos presenciais da UFSCar, apresentar situação de vulnerabilidade socioeconômica (conforme Ato Administrativo ProACE n.76, de 24, de abril de 2023), que comprove renda per capita familiar de zero a um salário mínimo.

Todo o processo ocorre de forma remota e se inicia com o preenchimento do Formulário de Avaliação Socioeconômica, disponível em https://ufscar.associal.com.br/. Antes, porém, é importante separar as documentações necessárias e que estão listadas aqui: Ato Administrativo ProACE n.76, de 24, de abril de 2023. As pessoas que já participaram do processo de avaliação socioeconômico para ingresso em uma das modalidades de reserva de vagas do SiSU terão a possibilidade de utilizar as documentações que já foram enviadas e complementá-las com informações adicionais que estão indicadas no Ato Administrativo ProACE n.76.

Posteriormente, novos ciclos do processo de ingresso no PAE e atualização da lista do cadastro reserva serão organizados e informados no site www.bolsas.ufscar.br, acompanhando as próximas chamadas do SiSU, buscando, assim, uma articulação entre o ingresso e a permanência estudantil, necessário e importante para o processo de democratização do ensino superior no Brasil.

PAE na UFSCarA UFSCar possui o Programa de Assistência Estudantil (PAE), que beneficia mais de 2 mil estudantes de graduação, e está em sintonia com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), com o objetivo de democratizar as condições de permanência na educação superior pública federal; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior; reduzir as taxas de retenção e evasão e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

É por meio do Programa de Assistência Estudantil que são organizadas e distribuídas as modalidades de bolsas que visam o apoio com moradia e alimentação estudantil. As pessoas que fazem parte do PAE acessam todas as refeições no Restaurante Universitário de forma gratuita e recebem um auxílio financeiro para colaborar com custeio de moradia ou passam a ter acesso às moradias estudantis localizadas, atualmente, nos campi de São Carlos e Sorocaba. Estudantes do PAE também podem acessar outras modalidades de bolsas como as que são organizadas pelo Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE) e pelo Programa de Apoio às Práticas de Esporte e de Lazer (PAPEL), por exemplo.

Para saber as modalidades de bolsas e auxílios voltados para a permanência estudantil que a UFSCar disponibiliza, acesse este link. Desde 2023, o processo de ingresso no PAE passou a ser em ciclos contínuos, ou seja, no decorrer do ano, mais de um processo seletivo pode ocorrer. Para saber todos os detalhes sobre o processo seletivo para ingresso no PAE é preciso acessar o site www.bolsas.ufscar.br

Acompanhe o calendário com as principais datas referentes ao processo de seleção para ingresso no PAE que também está disponível em www.bolsas.ufscar.br:

- 14/3/2024 a 16/3/2024: Inscrições e envio das documentações para participar do 1o. ciclo de processo de seleção do PAE no site https://ufscar.associal.com.br/
- 25/3/2024 - Resultado Preliminar no site www.bolsas.ufscar.br
- 25/3/2024 a 26/3/2024: Interposição de Recurso no site https://ufscar.associal.com.br/
- 29/3/2024: Resultado do Recurso e Resultado Final no site www.bolsas.ufscar.br
- Até 15/4/2024: Recebimento da primeira parcela das bolsas de assistência estudantil