ProGrad participa de encontro com o MEC para o aperfeiçoamento do Sisu

Encontro realizado pelo MEC reúne representantes da UFSCar em Brasília (DF): "Diálogos sobre o acesso à educação superior: unir para fortalecer o Sisu".

O Pró-Reitor de Graduação, Daniel Leiva, e a Coordenadora da Coordenadoria de Ingresso de Graduação (CIG), Tainá Veloso Justo, representaram a UFSCar no encontro "Diálogos sobre o acesso à educação superior: unir para fortalecer o Sisu", realizado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 30 de agosto, em Brasília (DF), com o objetivo de apresentar e discutir propostas para aperfeiçoar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Leiva informou que foram apresentados os dados gerais da UFSCar, como o histórico de oferta de vagas, número de vagas, bem como características diferenciadas do ingresso na UFSCar como a lei de reserva de vagas para pessoas com deficiência e o vestibular indígena, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

"No encontro ficou evidente a intenção do MEC de fortalecer, a partir da união de esforços com as universidades, o Sisu. Além disso, foram apresentados três pontos para a melhoria do Sisu para agilizar a ocupação de vagas ao longo das chamadas, como a utilização automática, ainda na chamada regular, das vagas não preenchidas", disse.

O evento reuniu cerca de 80 pessoas, presencialmente, na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), e mais de 100, em ambiente online. "O encontro, para a Coordenadoria de Ingresso na Graduação, em particular, refletiu-se num turbilhão de ideias e reconstrução dos desenhos de nossos processos seletivos; renovação das abordagens quanto ao ingresso na graduação; e a possibilidade de implementar melhorias nesses processos a partir do contato com a experiência de outras seções de acesso ao ensino superior", disse Tainá.

Para a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho, a partir da criação de espaços de escuta e diálogos, como o oportunizado pelo evento, será possível anunciar melhorias no Sisu já em 2024. Para isso, o encontro ouviu representantes do MEC e das instituições de educação superior públicas, além de estudantes, sobre suas experiências e perspectivas com o Sisu.

Segundo o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Dippes/Sesu/MEC), Alexandre Brasil, as informações sobre como participar das ações do MEC que promovem o acesso ao ensino superior, como o Sisu, precisam chegar até os jovens que não têm conseguido disputar essas vagas. "Nosso desafio é o de tornar o Sisu mais atrativo e inclusivo para os jovens e mais eficiente, do ponto de vista da administração acadêmica, sem perder de vista o seu histórico relevante, que iniciou uma verdadeira transformação na forma de ingresso na universidade pública", afirmou.

Sisu - Instituído pela Portaria Normativa MEC nº 2, de 26 de janeiro de 2010, o Sistema de Seleção Unificada é um sistema eletrônico gerido pelo MEC que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação para ocupação das vagas.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Sesu