Portal de e-zines da UFSCar ganha novas publicações

Conteúdos são produzidos por estudantes de graduação de várias áreas.

O portal https://www.e-zine.ufscar.br está com uma nova série de e-zines - publicações online em formato de revista -, produzida pelos estudantes dos cursos de Química, Engenharia Química e Estatística. São 15 e-zines que tratam de temas como a química no cinema, a poluição dos oceanos, super-heróis, química para curiosos, microplástico, a importância dos rótulos em alimentos, química nuclear, entre outros. Eles se juntam a outros 105 e-zines publicados nas três etapas anteriores do projeto e que estão dispostos no portal. O conteúdo está distribuído nas temáticas: arte, ciência, cultura e sociedade, esporte, meio ambiente, saúde e qualidade de vida e tecnologia.

Os novos e-zines publicados foram elaborados na quarta etapa do projeto - novembro de 2022 a abril de 2023, no escopo do projeto "Comunicação e Expressão: interfaces com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Linguagem", que chega à sua quinta fase, atendendo a 288 estudantes de vários cursos de graduação da UFSCar. O projeto organiza as publicações do Portal, que são produzidas por estudantes dos cursos de graduação das mais variadas áreas, matriculados nas disciplinas de "Produção de texto" e "Comunicação e expressão", oferecidas pelos professores do Departamento de Letras da UFSCar.

Além do material recém-lançado no Portal, foi produzida, no primeiro semestre letivo de 2023, uma nova série de e-zines, que deve ser publicada em breve."Nesta quinta fase, seguimos com a incorporação de metodologias que tratam, de forma crítica, o uso da inteligência artificial nos processos de leitura e produção de texto, principalmente a partir da difusão de novidades como o ChatGPT", detalha Luciana Nogueira, professora do Departamento de Letras (DL) da UFSCar e atual coordenadora do projeto, que tem a participação dos professores Dirceu Cleber, Lígia Mara Benossi Araújo, Luiz André Neves de Brito, Gladis Maria de Barcellos Almeida, Pedro Henrique Varoni de Carvalho, Soeli Maria Schreiber da Silva e Lívia Falconi Pires, todos do DL.

Segundo Nogueira, a metodologia, desenvolvida num ambiente de construção coletiva do conhecimento, com amplo apoio dos tutores, permitiu também um rico diálogo entre docentes, tutores e alunos de graduação. Até a fase atual, 62 tutores passaram pelo projeto, a maioria do curso de bacharelado em Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar.

História
O portal de e-zines foi criado durante a pandemia para dar conta da demanda reprimida nas disciplinas ofertadas pelo curso de Linguística. "A equipe planejou uma metodologia capaz de promover a autonomia discente, a valorização da diversidade de gêneros textuais, a criatividade e o trabalho em equipe voltado para a elaboração de um objeto editorial. Assim, a interface entre Ciência, Sociedade, Tecnologia e Linguagens tem possibilitado o desenvolvimento de pautas que dizem respeito à diversidade de formação dos estudantes e demandas concretas da sociedade brasileira no século XXI", declara a coordenadora do projeto.

Os alunos exercitaram todas as etapas de construção de um objeto editorial: da reunião de pauta para escolha do tema ao processo de produção de textos, curadoria do material de pesquisa, imagens, entrevistas, e outros, finalizando com a criação do design. "A escolha temática e os recortes editorais revelam as inquietações das novas gerações de estudantes e permitem um diálogo interdisciplinar a partir do reconhecimento da linguagem como meio de aproximação das diferenças. Com a frequente atualização do material resultante da oferta da disciplina, o projeto se consolida pelo aspecto inovador e criativo trabalhando a produção de texto em perspectiva de divulgação científica a partir das inquietações dos estudantes", analisa a professora da UFSCar.

O resultado pode ser conferido no site www.e-zine.ufscar.br/e-zines/e-zines-2022-1/e-zines-2022.