Descubra a Federal: Rádio UFSCar

A Rádio UFSCar tem como pilares a democratização da comunicação e da cultura, a promoção da música alternativa, independente e regional e a produção de um jornalismo de qualidade.

Desde 2007, a UFSCar conta com o privilégio de ter uma emissora de rádio dentro do Campus São Carlos. Como emissora educativa que é, desde a sua implantação, a Rádio UFSCar tem como pilares a democratização da comunicação e da cultura, a promoção da música alternativa, independente e regional e a produção de um jornalismo de qualidade.

Sob o slogan "Escute diferente", além dos programas jornalísticos e musicais produzidos pela equipe de profissionais da emissora, a Rádio UFSCar abre espaço para que a comunidade participe de sua programação, por meio de Chamadas Públicas para a produção de programas dos temas mais variados (saiba mais em radio.ufscar.br/chamadapublica). A cena artística regional em geral também tem seu espaço garantido nos programas da emissora.

Sempre inovadora, a Rádio UFSCar é a primeira emissora brasileira a operar 100% com software livre. Da produção até a transmissão, a Rádio utiliza os softwares "Ardour" para gravação e edição de áudio e o "Rivendell" para automação e operação. 

Os 16 anos da Rádio, comemorados em agosto de 2023, trouxeram o aumento da potência de transmissão, que ampliou seu alcance para um raio de 40 km. A emissora opera na cidade de São Carlos e região na frequência modulada em 95,3 MHz a 500W de potência sob o prefixo ZYU 757, e também via internet durante as 24 horas diárias, em www.radio.ufscar.br, e é uma concessão do Ministério das Comunicações à Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI.UFSCar).

Saiba mais no perfil www.instagram.com/radioufscar e no site www.radio.ufscar.br.