Alumni UFSCar reúne memórias afetivas e oportunidades profissionais

Uma plataforma interativa, dinâmica, em permanente atualização, que reúne no mesmo lugar memórias afetivas com a UFSCar e oportunidades no mercado de trabalho e para atualização profissional. Seis meses após seu lançamento, a Alumni UFSCar já alcançou 14 mil acessos ao seu feed e tem cerca de 4 mil usuários cadastrados de 397 cidades localizadas em 39 países diferentes. São egressos de todos os cursos de graduação da UFSCar de todos os anos, desde 1970, dos quatro campi da universidade - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Além disso, também há usuários de 52 cursos de mestrados, 30 cursos de doutorado e 42 cursos de especialização.

Na Alumni UFSCar, uma rede social exclusiva que conecta a comunidade por meio de perfis pessoais e profissionais, é possível localizar pessoas por turma, por curso, por ano de ingresso, ou até mesmo por área de atuação e localização geográfica. Além disso, os usuários podem acompanhar as postagens de outros membros, trocar mensagens públicas ou privadas e ter acesso a conteúdos especiais, a uma agenda de eventos, assim como a fotos e vídeos, atuais e antigos.

"Contribuindo para o fortalecimento da comunidade UFSCar, notabilizada por sua diversidade, a Alumni, além de ser uma ponte para se encontrar com pessoas do passado, oferece possibilidades de cooperação. Ela preserva essa conexão da Instituição com seus formandos e ainda é um lugar no qual ocorre o diálogo entre a comunidade presente hoje em dia nos campi e graduados que podem compartilhar experiências, relatar suas jornadas acadêmicas na UFSCar e como aconteceram suas transições para o mercado de trabalho. Do total, 78% dos usuários estão dispostos a colaborar com a comunidade atual. Todo esse movimento ajuda a aprimorar continuamente a Universidade", avalia Reynaldo Sorbille, do Núcleo de Apoio a Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (Naiipee) da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI), responsável pela implantação da plataforma.

Nos últimos meses, foram centenas de publicações no feed da Alumni UFSCar, dezenas de eventos divulgados e álbuns compartilhados na galeria de imagens, assim como oportunidades profissionais. Desde o seu lançamento, cerca de 68 vagas de estágio, trainee e emprego foram anunciadas por mês por perfis de empresas na plataforma. "Durante o último semestre, fizemos contato com as empresas do ParqTec São Carlos, com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), com o hub Onovolab, com o Wikilab Coworking e com empresas filhas da UFSCar. Além disso, tivemos conteúdos direcionados para a comunidade de cada campus da universidade, produzimos newsletters e dezenas de vídeos com depoimentos de egressos. As pessoas compartilham experiências, lembranças, histórias interessantes, momentos engraçados ou emocionantes, assim como conquistas profissionais, publicações, prêmios ou novos projetos" conta Reynaldo.

Em 2023, a equipe da Alumni UFSCar ainda esteve presente em diferentes eventos para divulgar a plataforma, como em colações de grau, na Feira de Oportunidades da UFSCar, na Aula Magna da universidade com o Ministro de Direitos Humanos Silvio Almeida, no São Carlos Experience, e no Encontro de 40 anos de formados da Turma de 78 do curso de Engenharia Química da UFSCar. A plataforma também foi apresentada em reuniões de Conselhos, Departamentos e outras Unidades Institucionais da Universidade para estimular cadastros e postagens.

Além de profissionais formados na UFSCar, docentes, técnico-administrativos e atuais estudantes também podem acessar os conteúdos disponibilizados na plataforma, postar e interagir. Basta cadastrar-se em www.alumni.ufscar.br. Na página, estão disponíveis tutoriais para os usuários. A Alumni UFSCar pode ainda ser acessada pelo seu aplicativo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail alumni@ufscar.br.