Orientações sobre a tramitação de documentos de estágio no DEE
Aqui são descritas as principais orientações sobre trâmites de documentos referentes aos estágios
Data de início das atividades – Preferencialmente, a data de início das atividades de estágio deverá respeitar 10 dias úteis após o envio da documentação, respeitando-se também os prazos de recessos da coordenação, quando houver. Tal prazo se faz necessário para que haja tempo hábil para realizar correções nos documentos antes de assinaturas. Eventualmente, a data de início das atividades deverá ser readequada para que não haja assinaturas com data retroativa.
Observação: o estágio não poderá ser iniciado antes da adequação e assinatura de toda a documentação!
Análise da documentação: Após a elaboração dos documentos e antes das assinaturas, o(a) aluno(a) deverá enviar a documentação para análise da coordenação de estágios do DEE, exclusivamente, via e-mail (coord.estagio.dee@ufscar.br).
Assinatura da documentação: A assinatura dos documentos ocorrerá após a apreciação de todas as partes e após não haver correções necessárias. Sendo assim, o(a) aluno(a) estará apto(a) à realização das atividades de estágio.
Os documentos podem ser assinados em vias impressas ou, preferencialmente, por meio de assinatura digital. Cabe ressaltar que a assinatura digital só é válida quando são utilizadas ferramentas de criptografia que vinculam um certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado (ex.: Iti, Docusign, Clicksign, etc.) e permitem que a mesma seja rastreada.
Recesso da coordenação de estágio: A coordenação de estágio não trabalha durante feriados, recessos da universidade ou férias do docente responsável. Dessa forma, qualquer documentação que necessite de apreciação da coordenação de estágios deverá respeitar a ausência do coordenador e adequar as datas para que haja tempo hábil para análise e assinatura de documentos.