Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Engenharia Elétrica UFSCar

Engenharia Elétrica UFSCar

 

O curso de Engenharia Elétrica foi implantado na UFSCar no ano de 2009, em desígnio de um grupo de trabalho responsável pela coordenação do programa de apoio aos planos de reestruturação e expansão das universidades federais (REUNI). Este programa, instituído em 2007, tinha como objetivos promover a expansão física, acadêmica e pedagógica da rede federal de ensino superior, ampliando o acesso e a permanência na educação superior. Neste sentido, o curso de Engenharia Elétrica da UFSCar foi idealizado e implantado com a função de atender uma crescente demanda regional por mão de obra especializada e de qualidade, bem como ampliar a comunidade acadêmica e científica da região.

O curso é integral diurno com duração de cinco anos e o ingresso da primeira turma ocorreu em 2009, quando 45 alunos foram selecionados por meio de vestibular. Em 2013, quando a primeira turma foi formada, o curso foi reconhecido pelo MEC com conceito preliminar de curso (CPC) quatro e posicionado entre os 10 melhores cursos de Engenharia Elétrica do Brasil, de acordo com o ranking da Folha de São Paulo, caracterizando assim um dos destaques do Programa REUNI.

Em virtude de sua evolução, em 2015, o curso passou a oferecer 60 vagas anuais, com uma relação candidato/vaga de 37,55 para o ingresso do ano de 2016. Nesse mesmo ano, o curso recebeu classificação cinco estrelas do Guia do Estudante, ocupando a sétima posição no Ranking Universitário Folha, ou seja, tornando-se um dos melhores cursos de Engenharia Elétrica do Brasil. Ademais, o curso ainda fora considerado o sexto melhor curso de acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Considerando que o curso possui apenas 9 anos desde sua criação, esses indicadores ilustram sua qualidade para figurar entre os melhores cursos de Engenharia Elétrica do Brasil.

Atualmente, o curso possui aproximadamente 225 alunos oriundos de várias regiões do Brasil, porém, com projeções para alcançar 300 alunos em 2019. Com relação ao corpo docente, o Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) possui 21 docentes efetivos em regime de dedicação exclusiva, todos com título de doutor, e alguns com pós-doutorado em instituições de renome no Brasil e no exterior.