Laboratórios de Ensino

O curso de Engenharia Elétrica da UFSCar conta com quatro laboratórios no NuLEEn (Núcleo de Laboratórios de Ensino em Engenharia), dedicado exclusivamente ao Curso de Engenharia Elétrica, além de contar com laboratório compartilhado com o curso de Engenharia Mecânica.

Os Laboratórios do curso contam com equipamentos modernos e kits didáticos para apoio nas disciplinas ministradas. Estão disponíveis para os alunos osciloscópios digitais, geradores de funções, fontes CC, “proto-boards”, kits de acionamento de motor, kits de FPGA e diversos componentes que são utilizados desde o início do curso. Nesses laboratórios os alunos tem a oportunidade de aprender, através da montagem prática e da análise dos resultados, a eletrônica digital e analógica, programação de microcontroladores, desenvolvimento de sistemas de controle, instrumentação e medidas.

Os laboratórios da Engenharia Elétrica são utilizados, também, para iniciação científica e para o desenvolvimento do TCC. Os laboratórios contam com o apoio de quatro Técnicos de Laboratório os quais auxiliam os professores e atendem os alunos. Todos os Técnicos possuem formação na área.