Professor do DEE recebe prêmio de melhor trabalho em simpósio internacional

 
 

O professor Helder Vinícius Avanço Galeti, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFSCar, recebeu o prêmio de melhor trabalho após apresentação no 29th Symposium on Microelectronics Technology and Devices (29º Simpósio sobre Dispositivos e Tecnologia Microeletrônica), ocorrido entre 1º e 5 de setembro em Aracaju, Estado de Sergipe. Além do DEE, o trabalho teve a colaboração de pesquisadores doDepartamento de Física (DF) da UFSCar e do Instituto de Física da Unicamp.

O trabalho é intitulado “Circular polarization in n-type resonant tunneling diodes with Si delta-doping in the quantum well” (“Polarização circular em diodos de tunelamento ressonante tipo-n com delta-doping de Si no poço quântico”) e foi avaliado por um Comitê Científico baseado em pareceres de revisores.

SBMicro Symposium é um fórum internacional dedicado à fabricação e modelagem de microssistemas, circuitos integrados e dispositivos, que acontece anualmente no Brasil. O objetivo do evento é reunir pesquisadores em áreas como processo, materiais, caracterização, modelagem, circuitos e microssensores.

Segundo o professor Galeti, “a área de pesquisa em microeletrônica tem se fortalecido na UFSCar a partir da implementação do curso de graduação em Engenharia Elétrica, com novos professores contratados recentemente,  o que permite ampliar a pesquisa, a inovação e a formação de pessoal especializado nesse campo estratégico para o desenvolvimento do País”.

Os melhores trabalhos apresentados no simpósio serão convidados a apresentar novamente uma versão estendida para publicação no Jornal de Circuitos Integrados e Sistemas e, também, na biblioteca digital da IEEE, uma plataforma digital da editora IEEE, com um acervo que engloba as áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, Engenharias com ênfase em Engenharia Elétrica e Tecnologias da Informação e Engenharia da Computação e Física.

Autores
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos de doutorado Leonilson K. S. Herval e Vanessa O. Gordo, do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFSCar, com orientação da professora Yara G. Gobato, a partir de uma colaboração com a docente Maria J.S.P Brasil, do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, e professor Galeti, do DEE da UFSCar, que redigiu o trabalho e também colaborou com as medições experimentais. As amostras foram fornecidas pelo professor Mohamed Henini e processadas por David Taylor, ambos da School of Physics and Astronomy, Nottingham Nanotechnology and Nanoscience Centre, da University of Nottingham, da Inglaterra.

Notícias

Aluna do curso de Engenharia Elétrica participa de Conferência Internacional na área de Microondas e Optoeletrônica

Aluna do curso de Engenharia Elétrica participa de Conferência Internacional na área de Microondas e Optoeletrônica

A aluna Paula Andréia Petrini do quinto ano do curso de engenharia elétrica da UFSCar participou do evento “International Microwave and Optoelectronics Conference...

 

Concurso – Robótica e Sistemas de Controle – DEE/ UFSCar

O Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para a contratação de docente na área...

 

Docente da UFSCar participa do desenvolvimento de novo conceito de sistema óptico aplicado à técnica da microscopia in situ

http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=7789